TEMA: FORMAS
GEOMÉTRICAS PLANAS
DADOS DA AULA
A aula poderá ser
desenvolvida com alunos de 5 a 6 anos (Alfabetização)
O que o aluno poderá
aprender com esta aula
OBJETIVOS:
- Nomear as figuras geométricas trabalhadas;
- identificar, comparar, descrever e classificar as formas geométricas planas, especialmente o círculo, quadrado, triângulo e retângulo;
- Reconhecer as figuras geométricas em seu cotidiano, fazendo relação com objetos da sala de aula;
- Desenvolver a coordenação motora global;
- Criar desenhos livres usando as formas geométricas;
- Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção.
DURAÇÃO DAS
ATIVIDADES
4 aulas de 60 minutos
cada
CONHECIMENTO PRÉVIOS
TRABALHADOS PELO PROFESSOR COM O ALUNO
Para realização da
atividade proposta, o professor deverá observar o nível de
desenvolvimento das capacidades motoras, habilidades de representar
imagens, cores e noções espaciais.
ESTRATÉGIAS E RECURSOS
DA AULA
EXPLORANDO O TEMA
1- Primeiramente, o
professor deverá organizar os alunos em uma roda de conversa, em
seguida instigar a curiosidade deles e resgatar seus conhecimentos
prévios sobre o tema FORMAS GEOMÉTRICAS PLANAS, e fazer os
seguintes questionamentos:
- Vocês já ouviram falar de formas geométricas?
- O que são?
- Quais as formas geométricas que vocês conhecem?
2- Após a coleta dos
conhecimentos, questionar os alunos sobre quais formas eles conseguem
identificar em alguns objetos da sala de aula como: porta, quadro,
mesa, cadeiras, carteiras entre outros.
ATIVIDADE 1
Primeiramente deixar
que os alunos brinquem livremente com os blocos lógicos;
Apresentação do poema das figuras geométricas, leitura do poema, que queriam se
transformar em algumas figuras geométricas;
Levantar
questionamentos sobre o texto, após apresentar em cartaz das formas
geométricas com seus nomes;
Dramatização do poema
feito pelos alunos;
Distribuir cartolina ou
papel kraft e pedir para os alunos que construam as figuras
geométricas citadas no poema;
Desafiar os alunos
pedindo que montem algumas figuras geométricas, usando palitos de
sorvetes, fósforos, canudo de refrigerante, entre outros;
Após a atividade
realizada pedir que relatem como foi a aula,construindo juntos um
texto coletivo.
ATIVIDADE 2
Trabalhar com a
literatura CLACT...CLACT...CLACT; das autoras Liliana Iacocca e
Michele Iacocca.
Em roda de conversa
apresentar a história e fazer comentários sobre o livro:
- Quem é o autor do livro?
- Quem fez as ilustrações?
- O que vocês estão vendo na capa do livro?
- O que será que vai acontecer nesta história?
- O que será clact..clact?
- Por que a tesoura nunca estava satisfeita?
- Quais as formas geométricas ela formou?
- Quais as cores do círculo, quadrado e triângulo?
- Se você fosse esta tesoura como você faria para organizar os papéis picados?
Em seguida, levar os
alunos para fazerem um passeio pela escola, observando nos objetos as
formas geométricas, o professor poderá registrar esse momento
através de fotografias, retornando para a sala de aula pedir que
façam a ilustração dos objetos observados.Posteriormente, as fotos
como as ilustrações poderão ser expostas em um mural.
ATIVIDADE 3
BRINCADEIRA DAS FIGURAS
GEOMÉTRICAS:
No pátio da escola, o
professor poderá utilizar giz ou fita crepe e traçar no chão
diferentes figuras geométricas como: círculo, quadrado, triângulo,
retângulo de diferentes tamanhos e posições.
Colocar uma música
bem animada (BRINCADEIRA DE CRIANÇA – GRUPO MOLEJO), assim que
começar a tocar, os alunos que estão participando deverão andar em
volta das figuras, quando a música parar, cada criança deverá
entrar em uma das figuras.
O Professor poderá
perguntar para o aluno o nome da figura que ela escolheu, caso alguem
troque o nome da , sairá da brincadeira.Recomeçar a brincadeira
orientando os alunos a escolherem outras figuras.
A brincadeira termina
quando ficar apenas uma criança.
AVALIAÇÃO
Aavaliação das
atividades propostas serão contínua ao longo do trabalho, levando
em conta a participação e interesse dos alunos, como também
discutir sobre as atividades realizadas, do que mais gostaram, o
que aprenderam.
Aproveitando os
comentários dos aluno elaborar um texto coletivo com ilustração.
ATIVIDADES
COMPLEMENTARES
HISTÓRIAS ENVOLVENDO
AS FORMAS GEOMÉTRICAS
Parabéns pelo trabalho!!!
ResponderExcluir