sexta-feira, 26 de outubro de 2012
TEMA: FORMAS GEOMÉTRICAS PLANAS
DADOS DA AULA
A aula poderá ser desenvolvida com alunos de 5 a 6 anos (Alfabetização)
O que o aluno poderá aprender com esta aula
OBJETIVOS:
Nomear as figuras geométricas trabalhadas;
identificar, comparar, descrever e classificar as formas geométricas planas, especialmente o círculo, quadrado, triângulo e retângulo;
Reconhecer as figuras geométricas em seu cotidiano, fazendo relação com objetos da sala de aula;
Desenvolver a coordenação motora global;
Criar desenhos livres usando as formas geométricas;
Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção.
DURAÇÃO DAS ATIVIDADES
4 aulas de 60 minutos cada
CONHECIMENTO PRÉVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR COM O ALUNO
Para realização da atividade proposta, o professor deverá observar o nível de desenvolvimento das capacidades motoras, habilidades de representar imagens, cores e noções espaciais.
ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA
EXPLORANDO O TEMA
1- Primeiramente, o professor deverá organizar os alunos em uma roda de conversa, em seguida instigar a curiosidade deles e resgatar seus conhecimentos prévios sobre o tema FORMAS GEOMÉTRICAS PLANAS, e fazer os seguintes questionamentos:
Vocês já ouviram falar de formas geométricas?
O que são?
Quais as formas geométricas que vocês conhecem?
2- Após a coleta dos conhecimentos, questionar os alunos sobre quais formas eles conseguem identificar em alguns objetos da sala de aula como: porta, quadro, mesa, cadeiras, carteiras entre outros.
ATIVIDADE 1
Primeiramente deixar que os alunos brinquem livremente com os blocos lógicos;
Apresentação do poema das figuras geométricas, leitura do poema, que queriam se transformar em algumas figuras geométricas;
Levantar questionamentos sobre o texto, após apresentar em cartaz as formas geométricas com seus nomes;
Dramatização do poema feito pelos alunos;
Distribuir cartolina ou papel kraft e pedir para os alunos que construam as figuras geométricas citadas no poema;
Desafiar os alunos pedindo que montem algumas figuras geométricas, usando palitos de sorvetes, fósforos, canudo de refrigerante, entre outros;
Após a atividade realizada pedir que relatem como foi a aula,construindo juntos um texto coletivo.
ATIVIDADE 2
Trabalhar com a literatura CLACT...CLACT...CLACT; das autoras Liliana Iacocca e Michele Iacocca.
Em roda de conversa apresentar a história e fazer comentários sobre o livro:
Quem é o autor do livro?
Quem fez as ilustrações?
O que vocês estão vendo na capa do livro?
O que será que vai acontecer nesta história?
O que será clact..clact?
Por que a tesoura nunca estava satisfeita?
Quais as formas geométricas ela formou?
Quais as cores do círculo, quadrado e triângulo?
Se você fosse esta tesoura como você faria para organizar os papéis picados?
Em seguida, levar os alunos para fazerem um passeio pela escola, observando nos objetos as formas geométricas, o professor poderá registrar esse momento através de fotografias, retornando para a sala de aula pedir que façam a ilustração dos objetos observados.Posteriormente, as fotos como as ilustrações poderão ser expostas em um mural.
ATIVIDADE 3
BRINCADEIRA DAS FIGURAS GEOMÉTRICAS:
No pátio da escola, o professor poderá utilizar giz ou fita crepe e traçar no chão diferentes figuras geométricas como: círculo, quadrado, triângulo, retângulo de diferentes tamanhos e posições.
Colocar uma música bem animada (BRINCADEIRA DE CRIANÇA – GRUPO MOLEJO), assim que começar a tocar, os alunos que estão participando deverão andar em volta das figuras, quando a música parar, cada criança deverá entrar em uma das figuras.
O Professor poderá perguntar para o aluno o nome da figura que ela escolheu, caso alguem troque o nome da , sairá da brincadeira.Recomeçar a brincadeira orientando os alunos a escolherem outras figuras.
A brincadeira termina quando ficar apenas uma criança.
AVALIAÇÃO
Aavaliação das atividades propostas serão contínua ao longo do trabalho, levando em conta a participação e interesse dos alunos, como também discutir sobre as atividades realizadas, do que mais gostaram, o que aprenderam.
Aproveitando os comentários dos aluno elaborar um texto coletivo com ilustração.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
VIDEOS
HISTÓRIAS ENVOLVENDO AS FORMAS GEOMÉTRICAS
MUSICAS
JOGOS E PASSATEMPOS.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário